Skip to content

Mudando de lado

23 março, 2008

gabeira2.jpgFiquei sabendo há uma semana, mais ou menos, que o Fernando Gabeira está articulando para ser candidato a prefeito do Rio pelo PV coligado com PSDB e PPS. E ainda está buscando apoio do PDT, que a gente sabe que não é mais o mesmo aquele do tempo do Brizola.

Agora só usa roupas caras, ternos bem cortados. Mas isso é o de menos. Declarou que a diferenciação conceitual entre esquerda e direita não existe mais. Me lembra alguma coisa como “esqueçam tudo o que eu escrevi”.

Semana passada, o Maurício Dias pegou pesado com ele na Carta Capital, no artigo “E Gabeira escolheu a Globo”. Disse que o ex-guerrilheiro “conquistou por méritos uma capa elogiosa da revista Veja” por ter feito parte da “vanguarda oposicionista (ao lado de Roberto Freire, Arthur Virgílio e José Agripino, entre outros)” durante as CPIs de 2005 e 2006. E mais: “Ninguém pode negar a Gabeira o direito de mudar de lado. Afinal, ele apenas entrou pela estrada atapetada que leva os políticos brasileiros da esquerda para a direita. É apenas mais um”. Para encerrar: “Já usando o novo figurino, Fernando Gabeira proclamou que esquerda e direita são categorias ultrapassadas. Esse é o último refúgio de quem mudou de lado”.

Bem pesado. Mas quer saber? Ele tem toda a razão. Endireitou mesmo, e não merece clemência.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 24 março, 2008 19:23

    Acho que o Gabeira nunca foi exatamente de esquerda. Na época da ditadura, era difícil distinguir isso, porque eram os “contra a ditadura” contra os “a favor”. Então a chamada “esquerda” da época era mais abrangente. O Gabeira sempre foi um libertário, e tal. E nesse sentido ele é mais à esquerda, digamos assim. Em uma dualidade conservador x libertário. Mas, em uma divisão entre concepções políticas e econômicas, acho que ele sempre esteve mais para lá do que para cá.

    E vida longa ao “Interpretando”, ou “Interpretar”, ou seja lá qual for o nome do blog! 😀

  2. Isma permalink
    25 março, 2008 19:02

    Direita, esquerda… O que me vem a cabeça quando ouço falar do Gabeira é uma piada do Simão, sobre a oposição que ele vinha fazendo ao Dirceu. “Ele não quis trocar o embaixador americano pelo Zé Dirceu? Então agora ele que aguente”.

    Mimijo.

    E tomara que esse blog dure.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: