Skip to content

Na contramão

27 março, 2008

Amanhã o Cpers/Sindicato faz nova manifestação contra as políticas para a Educação da secretária Mariza Abreu. Vai-se decidir se será feita greve ou não. Mas os ânimos já estão acirrados há algum tempo. Ontem a presidente do Cpers, Simone Goldschmidt, em artigo na Zero Hora, atribuiu a um policial a frase “Até o dia 28, a gente se vê novamente”. Teria sido dita no dia 14, em outro ato realizado pelo sindicato, em que sete professores e um estudante foram detidos pela Polícia Militar. A ameaça representa o tratamento dado pelo governo do estado ao tema.

Descaso, talvez. Mas não, a educação não vem sendo deixada de lado. Ela vem sendo mal-tratada. Com políticas retrógadas, como a enturmação e a diminuição da autonomia das escolas, que culminam com atos de repressão às manifestações. Não se pode admitir a negação do direito a protestos e ao sindicalismo em uma democracia.

Recentemente, Mariza afirmou que o ideal seria fazer uma prova única para cada série, tipo vestibular, e distribui-las em envelope lacrado para cada escola do estado. Só passa de ano quem tiver aprovação mínima no teste. Com isso, ignoraria as particularidades de cada região e de cada escola, com suas necessidades específicas. Ignoraria que as escolas não estão todas no mesmo patamar, não há como negar – e o problema só vai se resolver com mais investimento, não com a unificação da avaliação. Iria na contramão de todo o progresso nos estudos de políticas de educação. Espero que a medida não saia do papel para virar realidade, senão sinceramente não sei onde o estado vai parar ao fim desse quatro anos.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: