Skip to content

Os pingos dos is

9 maio, 2008

E o PPS negocia o cargo de vice na chapa da Manuela pra prefeitura de Porto Alegre. Tudo se encaminha pra uma união da comunista com Berfran Rosado. Enquanto isso, em Pelotas, o partido quer lançar um candidato a vereador com apoio de PSDB, DEM e PMDB. Assim, eles admitem a possibilidade de formar qualquer tipo de aliança, de PCdoB a Democratas, passando pelo PT e por qualquer outro partido que tope a união. Rosado, que é presidente estadual do PPS, explica a posição à Página 10 da Zero Hora de hoje:

“É um sinal da nossa independência. Num caso de administração municipal não estão postas como exigência da sociedade questões de caráter ideológico.”

O grifo é do jornal, mas vem bem a calhar. Independente. Agora é assim que se chama um partido vazio. Mais adiante, em uma entrevista a Rosane de Oliveira e Dione Kuhn, Rosado fala em não perder a identidade em nenhum caso. Em função da “independência”, diz ele, o partido pode manter a “identidade” sem se preocupar com “ideologia” em qualquer caso. É a crise dos is.

Pois bem, um partido que pode manter a “identidade” independente da “ideologia”, sinto muito, mas é um partido que não tem nem uma coisa nem outra. O problema é que isso não é privilégio do PPS. Qualquer chapa que aceite uma coligação desse tipo tem que concordar com esse tipo de posição. De PCdoB a Democratas, passando por PT. Identidade é o que não existe mais na política brasileira. Para não generalizar, digamos que é rara. Imaginem então ideologia…

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: