Skip to content

Textos caribenhos

14 agosto, 2008

Tenho me controlado pra não postar aqui diariamente citações do livro que eu estava lendo. Já nos primeiros anos como jornalista, Gabriel García Márquez já tinha textos fantásticos. O livro Textos Caribenhos é o primeiro da obra jornalística do autor, e vai de 1948 a 1952. Nas suas 864 páginas tem de tudo, desde crítica de autores ou músicos da época até comentários sobre a vida, passando por personagens criados ou observados pelo autor e pelo já presente realismo fantástico, que depois atinge seu auge em Cem Anos de Solidão. Não sou exatamente uma crítica literária, muito pelo contrário, mas gosto de avaliar os livros que leio. Esse tem crônicas espetaculares, que a cada pouco eu tinha vontade de sair correndo e anotar um trecho, ou marcar a página para ler muitas e muitas vezes e admirar a capacidade de escrita de um grande autor. Mas tem também umas partes bem chatinhas, como as críticas de muitos escritores e músicos colombianos, os quais eu não conheço nem de ouvir falar, e que me deixavam um tanto perdida nos comentários. É claro que é interessante ver o lado leitor de um grande escritor e estudar a sua forma de pensar através das suas leituras e dos seus gostos, mas não é uma parte exatamente gostosa de degustar. Minhas crônicas preferidas são as mais ingênuas, e ao mesmo tempo muito profundas, em determinados casos, sobre detalhes da vida. É de uma perspicácia surpreendente, e são engolidas sem um piscar de olhos, devoradas. No final, percebe-se um sorriso no canto da boca, pela idéia simples de um texto fantástico. No fim das contas, se houvesse uma seleção mais criteriosa dos textos e fosse elaborado um volume menor apenas com os melhores, a leitura fluiria mais e o livro seria dos melhores.

No comments yet

Deixe um comentário

