Skip to content

NÃO ao Pontal do Estaleiro

14 outubro, 2008

Amanhã vai à votação na Câmara o projeto do Pontal do Estaleiro. Infelizmente não vou poder ir, mas vai ter manifestação lá na Câmara mesmo às 14h. Eu acho que vai acabar sendo aprovado, mas a esperança é a última que morre e, enquanto o último voto não for dado, eu não desisto de acreditar. Espero de coração que não seja aprovado. Tá, não vai mais ter votação amanhã, ela foi adiada pro dia 29, logo depois das eleições (por que será, né?), mas meu post estava pronto e o assunto vale e não vai demorar muito pra acontecer e a manifestação vai ser mantida. Dia 28 eu coloco um link pra esse post aqui.

Se for, vários prédios (não lembro agora quantos) de muitos andares vão ser construídos na frente do Guaíba, bem pertinho do lago, ali quase em frente ao Museu Iberê Camargo (o projeto está na imagem aí ao lado). Imagina que bonito! Bom, pra quem tiver grana pra comprar um apartamento ali ou alugar um quarto bem caro no hotel, vai ser mesmo bem bonito ter uma baita vista na janela da sala. Mas pra quem não tiver essa grana, a vista vai ser cortada por aqueles prediozões. Quem não tiver dinheiro ou chegar tarde, que se foda, certo? Bom, pela lógica do dinheiro, sim, muito certo. Mas caramba, tá errado. Mais alguém enxerga quão errado isso tá?

E não é só por causa da beleza. Embora eu não concorde, alguns podem achar que beleza é um argumento meio supérfluo. Mas bom, têm outros, de qualquer forma. Imagina toda a infra-estrutura que um projeto desse porte vai demandar. Todo o esquema de tratamento de esgoto, por exemplo. Mas pensa no transporte. Ali já tem bastante movimento, mas fica em uma via de mão única, o movimento ia aumentar um monte, vai ter que fazer novas linhas de ônibus, todo um esquema pra evitar congestionamento, todas essas coisas. É uma baita mudança, não só ali nos prédios e deu.

E a construção ali do Pontal do Estaleiro é só um reflexo de toda a mudança no desenho urbano que está acontecendo em Porto Alegre. As construtoras estão vindo com tudo, e querem construir prédios altos, com muitas torres, todo fechado, de forma que as pessoas fiquem trancadas ali naquele mundinho. As pessoas vão se isolando nesse sistema. Parece exagero, mas vai acontecendo aos poucos, a gente vai incorporando uma nova visão e não se dá conta. Daqui a pouco, as cidades vão ser cada vez mais altas e mais impessoais. As pessoas vão se falar menos e correr mais. É um estilo de vida incentivado pela indústria da construção. Ou é a indústria da construção que nasceu a partir desse estilo de vida, não importa. O que importa é que as duas coisas estão interligadas, uma é reflexo da outra. E aprovar o Pontal do Estaleiro é autorizar a construção de uns quantos prédios gigantes, mas é também incentivar esse modo de vida cada vez mais desumano.

Por isso tudo, estou em campanha.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. 27 outubro, 2008 21:44

    Novamente espera-se que a Câmara vote o nefasto projeto.
    Está agendado para quarta-feira, 29 de outubro.
    Por favor, manifeste-se.
    Comunique seus conhecidos, passe o link do abaixo-assinado da internet.
    E, caso possa, compareça na Câmara para dizer NÃO ao projeto.
    Quem sabe alguns vereadores escutam?

Trackbacks

  1. Não! « Interpretando
  2. Falta de ética « Interpretando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: