Skip to content

Não existem mais limites

19 outubro, 2008

A pancadaria da Brigada Militar contra os bancários e contra os manifestantes da Marcha dos Sem, ambas no mesmo dia, é só uma ilustração do que é esse governo estadual. Britto é fichinha perto de Yeda. Autoritarismo não parece suficiente para descrever o que está acontecendo. É uma completa falta de respeito ao Estado de Direito, à democracia, à constituição. Eles não estão nem aí para os interesses do povo. Importa os interesses dos grandes. Aliás, nem sei direito o que importa, é difícil saber. Sei que não é o interesse do povo mesmo, definitivamente. Porque bater em pessoas que têm constitucionalmente o direito de se manifestar só por bater não me parece um respeito ao povo. É isso, falta respeito ao povo. Chegar ao ponto de bater em um deputado por defender os manifestantes mostra que não importa quem está na frente, mostra que a coisa já está bem feia por aqui. Uma análise muito boa foi feita pela Paula no blog dela. Eu sei que a maioria das pessoas não clica nos links, mas recomendo de verdade, fica acordando mais 10 minutos e lê esse texto.

Quando a Yeda se elegeu, eu fiquei chateada, sabia que seria ruim. Não só por ser PSDB, conservador e todas aquelas coisas feias, mas é só olhar pra ela pra ver que ela se sente de uma classe superior. E isso não faz bem, nunca fez. Mas bom, eu achava que seria ruim, mas minha imaginação, apesar de fértil, não chegava a tanto. O que acontece hoje é uma forma de ditadura disfarçada. Em todos os governos que a gente vê as coisas erradas, meu maior medo é sempre de que as pessoas não estejam vendo e reelejam aquele cara ou aquele partido, como vai ser na prefeitura de Porto Alegre. E isso acontece agora também. Tenho muito medo que as pessoas simplesmente não enxerguem. Tenho um alívio enorme (sério, é uma sensação muito boa) quando vejo que não está acontecendo isso agora, que está difícil de enganar. Que a coisa é tão feia que está transbordando, que não está dando pra esconder (mesmo que a mídia tente e tente e tente e a cada dia tente de novo, como fez a Zero Hora nessa ocasião – mais detalhes no blog Jornalismo B). A cada vez que eu vejo uma pesquisa de opinião dizendo que esse governo é uma merda, me sinto um pouco mais feliz (tomara que saia uma hoje, que é meu aniversário =P).

E sempre é bom lembrar quem esse governo está apoiando nas eleições municipais aqui de Porto Alegre, embora a candidatura Fogaça esteja se esforçando bastante (com o apoio dos meios de comunicação) para esconder esse fato. Mas é um fato, não dá pra negar.

No comments yet

Deixe um comentário

