Skip to content

A mentalidade Dubai

22 outubro, 2008

“Se há uma coisa que a cidade sabe fazer é construir: um terço dos guindastes do mundo está aqui, a maioria deles diretamente em frente à minha janela no hotel. Tento contá-los, mas desisto no número 70. O mais alto ergue-se 1 quilômetro no ar, sobre o Burj Dubai, que já é o edifício mais alto do mundo, e ainda não está terminado. No mês que vem será inaugurado o maior shopping center do mundo, o Mall of Arabia, e pouco depois você poderá pousar no maior aeroporto do mundo, com seis pistas, e do tamanho da ilha de Hong Kong.”

Pode parecer um pouco de exagero, as condições são diferentes, o governo é diferente, mas isso que acontece em Dubai é o melhor exemplo da tendência que está tomando conta do mundo, incusive de Porto Alegre. Dubai é gigante, tem prédios enormes, é o capitalismo máximo no meio de um mundo muçulmano, com um governo autoritário. Mas o mais incrível é que tudo isso aconteceu de uma hora para outra. Em 30 anos, Dubai deixou de ser um deserto para virar uma metrópole, uma megalópole. Porto Alegre nao vai virar Dubai, mas está assumindo a mesma mentalidade. É isso que a gente quer? Esses prédios enormes anulam as pessoas, afastam, criam uma sociedade impessoal. Dubai atraiu o mundo inteiro para lá. As pessoas quase não falam mais árabe. Só se ouve o inglês. A cidade ganhou dinheiro com o turismo, mas e daí? As condições de vida são péssimas, a liberdade é mínima. Economia rica não é garantia de vida melhor.

O trecho entre aspas é da Carta Capital da semana passada. Não encontrei o texto no site, mas achei ele aqui e tenho a revista para quem quiser emprestado. Vale muito a pena. É a desmistificação de uma cidade emergente, fantástica até, exótica e que tanto chama a atenção. E melhor, a matéria foi feita por alguém que esteve lá (Carole Cadwalladr), que viveu Dubai por um tempo. Foi comprada do The Observer, e vale pela reflexão sobre o mundo. É grande. Na verdade é enorme, mas flui tri bem a leitura. É só tentar começar que vai até o fim.

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. Dani permalink
    25 março, 2009 17:14

    Olá pessoal, Somos brasileiros muitos moradores de Dubai e Também estamos no Orkut. Participe da comunidade!

    BRASILEIROS EM DUBAI_OFICIAL (aquela com a foto da bandeira dos 2 países,Brasil-Dubai)

    http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=40338867

  2. Adriano Cardoso de Oliveira permalink
    26 março, 2009 21:35

    Economia Rica nao é garantia de qualidade de vida, mas é assim que se começa

    • 27 março, 2009 17:16

      Pois é Adriano, mas a questão é um pouco diferente. Não se trata de economia rica, mas de mentalidade de desenvolvimento, de visão de mundo e de cidade. Não concordo que se comece bem tendo uma economia rica se ela não atende os interesses da população. Não faz a menor diferença uma cidade, um estado, um país ter mais ou menos dinheiro se sua classe mais baixa vai continuar miserável e se não há uma política eficiente (como no caso de gestão de cidades, que é o questionado nesse post). Na verdade é até um pouco pior, porque os mais miseráveis vão ficar ainda mais miseráveis se comparado com os mais ricos, que estarão ainda mais ricos. A distribuição de renda fica ainda mais desigual. Então, é claro que é bom ter uma economia com dinheiro, mas ela não é um começo, ela não serve pra nada sem uma política inclusiva. E a política de Dubai não é nada inclusiva, muito pelo contrário.
      Um abraço

  3. Flavia permalink
    17 junho, 2010 19:32

    E só porque Dubai é um mundo autoritário e muçulmano, quer dizer que podemos traçar analogia para Porto Alegre também neste quesito?
    Se começarmos a construir e melhorar o lixo que é a múmia da Estaleiro Só, seremos também um país autoritário e sem liberdade? Que falácia ridícula!
    O mais provável é que, com estas mentalidades esquerdistóides, sejamos autoritários E atrasados! Sái fora, Che Guevara de saias!

Trackbacks

  1. Ainda querem que Porto Alegre vire Dubai? « Cão Uivador
  2. Ainda querem que Porto Alegre vire Dubai? | Cão Uivador

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: