Skip to content

Falcatruagem

20 fevereiro, 2009

Eu tava pensando em não voltar a escrever mais aqui. Cansei um pouco da internet, da obrigatoriedade de se postar com frequência. É bom quando acontece por prazer, por vontade, não por obrigação. Pois agora me deu vontade de vir, pelo menos uma vez, e tudo por causa dessa falcatruagem que é o jornalismo gaúcho.

Ontem o PSOL fez nove denúncias contra o governo do estado. A deputada federal Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas afirmam ter provas, mas ainda não as apresentaram. Antes de comentar a cobertura em si, elaboremos uma hipótese: digamos que quem tivesse feito a denúncia fosse um deputado do PMDB (ou PSDB ou o ex-PFL) contra o governador Olívio Dutra no ano 2000. As manchetes provavelmente girariam em torno de algo como “Olívio desmascarado”, alguma coisa que já assumisse todas as denúncias como verdades. Pediriam o impeachment do governador petista, mostrariam como o governo era ruim.

O caso em questão, o verdadeiro, o atual, é de denúncias da esquerda contra a direita, certo? Todas as manchetes de todos os textos da RBS são referentes à falta de provas, para mostrar que quem está fazendo coisa errada é o PSOL, não o PSDB. Ontem, a Rosane de Oliveira chegou ao cúmulo de dizer em seu blog que o PSOL havia feito “supostas denúncias”. Pelamordedeus, as denúncias são concretas, não são supostas. Se serão confirmadas é outra história, mas a necessidade de mostrar que nada disso é verdade é tão grande que acabam resbalando até no português. O título do editorial da Zero Hora de hoje é “E as provas?” (voltemos praquela situação hipotética de nove anos atrás… seria algo como “Vergonha para o povo gaúcho”).

Tudo bem, um jornalista não pode assumir denúncias como se fossem provas, há que se comprovar. Pena que isso só sirva em alguns casos. Que quando interessa a denúncia se torna verdade absoluta.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. anthony305 permalink
    28 dezembro, 2011 18:48

    vai toma no teu cú seu merda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: