Skip to content

Pecados

17 março, 2009

preguica1Um dos meus temas recorrentes de reflexão diz respeito aos pecados capitais. Há muito tempo cheguei à conclusão, depois de muito pensar, que a preguiça é mais forte que a gula no meu caso. Isso porque, quando eu era bebê, acabei ficando magrinha demais porque não acordava para comer, nem chorava pra não acordar. Pois ontem descobri que tenho um orgulho maior que a minha preguiça. E a ira está quase lá.

Só pra constar: o orgulho não é um pecado capital segundo São Tomás de Aquino, que elaborou a lista mais famosa (vaidade, inveja, ira, preguiça, avareza, gula, luxúria), mas existem outras versões, e o orgulho está lá, orgulhoso, nelas. É que na verdade o Tomás esse acabou mudando um pouco a versão de Evagrius, que só Deus sabe quem é. Deus e o papa Gregório, que no século VI meteu o dedo na lista também. A mistura de Evagrius e de Gregório ficou assim: orgulho, inveja, ira, melancolia, avareza, gula e luxúria. O orgulho mais tarde virou vaidade e a melancolia virou preguiça. Da combinação das duas listas, tirei meu post de hoje.
No comments yet

Deixe um comentário

