Skip to content

Sobre angústia e responsabilidade

23 março, 2009

O João do Rio, jornalista flâneur bem do início do século 20, que andava pelas ruas do Rio de Janeiro e escrevia crônicas a partir de suas andanças, defendia que cada ato nosso tem uma repercussão que atinge o mundo inteiro. Não foi o primeiro nem vai ser o último a pensar assim. Edgar Allan Poe já o havia feito: “Movemos nossas mãos e damos vibração à atmosfera que as cerca. A vibração estende-se indefinidamente, de modo que o impulso dado chega a todas as partes da terra e do ar”.

Faz sentido, e o pior é isso. Essa teoria nos enche de uma responsabilidade imensa. Por menor que seja, cada decisão que eu tomar vai atingir tanta gente. Isso me faz um pouquinho responsável por tudo de bom que acontece no mundo, e por tudo de ruim, por tudo tudo. E essa sensação de responsabilidade por influenciar na vida dos outros a cada instante me angustia absurdamente. De repente, sei que não podemos fazer nada sem pensar porque seria meio egoísta, certo? E que, de qualquer forma que fizermos, vamos influenciar, talvez de forma positiva sobre alguns mas de forma negativa sobre outros.

responsabilidadeSó não descobri ainda se o que me angustia mais é a responsabilidade ou enxargar que muito poucos são os que veem a responsabilidade que têm, que muito poucos agem pensando nos outros. Não digo nem que a maioria seja egoísta, acho que não é por aí, mas que a maioria não tem noção mesmo dessa responsabilidade. Isso é incrivelmente angustiante.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Heloísa Marinho permalink
    24 março, 2009 11:29

    Às vezes,sinto essa angustia tbm,Cris!
    “Não podemos viver apenas p/ nós mesmos.Mil fibras nos conectam com outras pessoas;e por essas fibras nossas ações vão como causas e voltam p/ nós como efeitos.”Hermam Melville
    A ciranda do texto é um resumo dessa frase 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: