Skip to content

Latino-americanos

5 outubro, 2009

Lendo sobre a história da América Latina a gente percebe como realmente o povo daqui sempre foi explorado. Não é uma generalização simplória, não se trata de uma parte da história da região. Desde que os europeus descobriram essa terra que ela se constitui de um sistema de classes de diferenças abruptas. Se em alguns momentos mudam as coisas de lugar, os colonizadores são mandados embora, os caudilhos perdem o poder, os governos caem, é só para substituir por outra forma de exploração. Principalmente os índios e negros, também os mestiços ou mamelucos.

Não importa a forma de governo, mas a sociedade sempre foi, em todos os países, baseada em uma elite de um lado e uma massa dominada de outro. Dominada e explorada, mal-tratada, dizimada. E dominada não por ter se deixado dominar. Ao contrário do Brasil, que teve uma independência pacífica e de mentirinha, no resto da América Latina ela foi fruto de muita luta. Tudo bem, servia aos interesses das elites naquele momento. Das elites e da Inglaterra e dos Estados Unidos.

Mas o fato é que essas lutas e o caudilhismo que veio depois deixaram como herança uma sociedade de muita luta. Muita violência, muitas revoltas. Lendo tudo isso se torna ainda mais emocionante pensar na conquista que é ter representantes do povo no poder. Principalmente um índio, representante de um povo tão sofrido e tão explorado, como presidente da Bolívia. Não importa nessa divagação o que ele está fazendo no governo, o que todos os bolivarianistas e outros representantes do povo fazem nos seus países. Importa é que o povo chegou lá. E não foi para substituir uma elite por outra. É, de verdade, o povo no poder. Estará acontecendo a segunda independência da América Latina – a independência de verdade – por que clamou o jornalista, poeta e revolucionário cubano José Martí no século XIX?

torres garcia

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: