Skip to content

Por que (para quem) escrevemos

14 outubro, 2009

tio_patinhasTentando achar um motivo para traduzirmos pensamentos em palavras e colocarmos as palavras no papel – ou em algum outro meio – diz o Galeano, em seu livro A Descoberta da América (que ainda não houve) que “escrevemos, na realidade, para as pessoas com cuja sorte, ou azar, nos sentimos identificados”.

Ele continua, descrevendo para quem ele, Galeano, escreve. “Os que comem mal, os que dormem mal, os rebeldes e humilhados desta terra, e a maioria deles não sabe ler. […] Pode-se resolver esta contradição proclamando que escrevemos para essa cômoda abstração chamada ‘massa’?”

Mal sabe ele – ou melhor, ele certamente sabe, sim – que essa definição que ele inventou ilustra à perfeição o que acontece todos os dias no mundo inteiro. Nossos jornais, os jornalistas, escrevem para aqueles que pagam pelo jornal. A sorte do meio de comunicação é a mesma sorte das elites. Os poucos meios, concentrados nas mãos de menos pessoas ainda, escrevem para os poucos que tomam conta das terras, das indústrias, do dinheiro. É um grupelho de poder concentrado escrevendo para outro grupelho de poder concentrado. Por isso não nos enxergamos nos jornais…

No mesmo livro, o uruguaio Eduardo Galeano diz que metade da riqueza mundial está nas mãos de seis por cento da população. E é para esses seis por cento que os jornais se dirigem.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 15 outubro, 2009 09:29

    é por isso que o Gary Snyder diz que a maior prova de um poeta é ser aceito pela comunidade. E no fim, são esses os que ficam. Os q escrevem para os 6% são facilmente cambiáveis.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: