Skip to content

Pra que (m) serve?

18 outubro, 2009

bienal mercosulÔnibus passando na frente do Cais do Porto. Eu, voltando da abertura da 7ª Bienal do Mercosul. Dois caras de uns 20 e poucos anos, aparência humilde, mas não pobre, conversando. Amigos.

– Bah, vai ter Bienal.

– Mas é Bienal de quê?

– Como assim? Sei lá…

– Não, é que tem de várias coisas, de tecnologia…

– Ah é. Não sei, deve ser dessas de arte moderna mesmo. Uma vez eu vim com o colégio ver uma coisa assim de arte moderna. Esses Van Gogh e tal. Mas tinhas umas coisas pretas… Não sei, eu era muito pequeno.

Agora eu pergunto: pra que (m) serve uma Bienal de Artes? Por mais que haja projetos pedagógicos para levar as escolas para a Bienal ou essas ideias de uma Bienal itinerante, que esse ano já foi a várias escolas públicas do interior do Estado, ela não chega ao público em geral. Quem frequenta esse tipo de coisa? Quem vai a um museu? Qual é o real objetivo de uma Bienal que se propõe aberta para a cidade, que tem como base um projeto de aproximá-la de crianças de escolas públicas?

A ideia é levar a arte a todos. Mas mal se sabe o que é arte. Cildo Meireles? Van Gogh? Waltércio Caldas? O que representa a arte? E o que ela significa? Provavelmente, se o cara do ônibus entrar em um pavilhão do Cais do Porto, vai ter a mesma sensação que eu: nada daquilo me dizia nada. Sem mediação, é impossível entender ou ter qualquer sensação diferente. E isso que eu fui mediadora na edição passada e curti pacas. Faz sentido uma arte assim? Pra mim, em minha visão conservadora, se o que está exposto – ou melhor, se o que está acontecendo lá, porque a Bienal envolve desfiles, apresentações, intervenções – é arte, então tudo é arte. Se tudo é arte, nada é.

Querer que crianças do interior entendam esse conceito de arte é como apresentar Marx a elas. Tudo bem que não existe idade específica para as leituras e para as interpretações do mundo, mas não se pode introduzir Marx a alguém que não tenha lido O Pequeno Príncipe ainda. Não se pode levar uma Bienal a quem não conhece a arte mais convencional, aquela dos quadros que ficam dentro de molduras.

Então, para que (m) serve? Tenho um palpite: serve a um mercado da arte. Um mercado em que o artista que expõe numa Bienal é valorizado, cobra mais caro, é mais visto. Serve às empresas do tipo Gerdau, Banrisul, Petrobras, Santander, RBS e tantas outras que patrocinam com apoio da Lei Rouanet. Uma Bienal de Artes Visuais serve principalmente ao artista. Não ao público.

No comments yet

Deixe um comentário

