Skip to content

Pelo fim da impunidade no Uruguai

25 outubro, 2009

uruguaiEstão sendo votados hoje no Uruguai, além do presidente e outros cargos políticos importantes, dois plebiscitos. Um diz respeito ao voto de um de cada cinco uruguaios, os que residem no exterior. O país que expulsa seus jovens pela falta de oportunidades criada pelo desemprego, pela concentração de terras, agora quer impedi-los de votar.

“Nuestro país, país de viejos, no sólo castiga a los jóvenes negándoles trabajo y obligándolos al exilio, sino que además les niega el ejercicio del más elemental de los derechos democráticos.”Eduardo Galeano, em discurso essa semana (20 de outubro) em Montevidéu

O outro tema a ser votado é ainda mais importante. Diz respeito à anistia, ou, melhor dizendo, à impunidade aos ditadores militares, estabelecida em 1986 e aprovada através de plebiscito em 1989. É a oportunidade dos uruguaios de fazerem uma revisão histórica, de retomarem seu passado e condenarem os crimes cometidos. A única forma de alcançar justiça hoje é combater a impunidade de ontem.

Eduardo Galeano atribui a derrota em 89 ao medo, que agora não existe mais. Medo provocado pelo governo e pela mídia (por que não me espanto com isso?): “Creemos que aquella derrota nuestra fue en gran medida dictada por el miedo, un bombardeo publicitario que identificaba a la justicia con la venganza y anunciaba el apocalipsis, larga sombra de la dictadura que no quería irse; y creemos que nuestro país ha demostrado, en estos primeros años de gobierno del Frente Amplio, que ya no es aquel país que el miedo paralizaba”.

Encerro hoje por aqui, desejando a vitória de José Mujica e o fim da impunidade. Pelo menos no Uruguai, já é um começo.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: