Skip to content

A Feira do Livro – 20% é muito pouco

30 outubro, 2009

feira do livroA Feira do Livro é um engodo. Quer dizer, não exatamente, mas em parte.

Não critico só por criticar, porque eu adoro a Feira. Adoro as mudanças que ela promove em Porto Alegre e nas pessoas de Porto Alegre. Adoro andar pelo Centro em tempos de Feira, circular pelos corredores. E as atividades culturais que ela promove são realmente louváveis. Não sei se há outro evento semelhante em termos de movimentação cultural na nossa capital. A programação – ainda não vi a desse ano – tem sido bastante extensa, com coisas ruinzinhas, outras passáveis e algumas realmente boas.

O problema da Feira são os livros. Tá, ela não existiria sem eles e, mesmo que fossem promovidas as atividades todas, não seria nem de longe a mesma coisa. Mas 20% de desconto é de fato um engodo. Compro com descontos maiores ao longo do ano inteiro em lojas virtuais, que frequentemente me oferecem fretes grátis, ou até em algumas lojas bem reais, que têm dias do mês destinados a um desconto desse porte.

Não bastassem os livros no Brasil já serem absurdamente caros… Basta comparar com nossa vizinha Argentina. Deveria, sim, haver um incentivo maior. Como querer que as pessoas leiam mais se a maioria de nossas bibliotecas são pobres – e as pessoas nem sabem que podem retirar livros de graça nelas – e se os nossos livros são muito muito caros?

Ah, a Feira vale pelos saldos também. Tem que ser nos primeiros dias, mas se acha coisas muito boas garimpando bem.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 30 outubro, 2009 16:00

    E tem mais: muitas vezes, os melhores livros não são sequer mandados à Feira. Ano passado procurei, procurei, procurei um do Bourdieu, e nada. Comprei em livraria mesmo: além de todas darem desconto nessa época (justamente para concorrer com a Feira), também têm ar-condicionado…
    O bom da Feira, mesmo, são mesmo os saldos. Só que com esse calor absurdo que tá fazendo, acabarei perdendo boa parte porque não irei nos primeiros dias, gosto muito de mim mesmo para me submeter a tamanho sofrimento… :p

  2. 30 outubro, 2009 19:38

    Pois olha, já gastei boa parte da minha cota desse ano em saldos só hoje. Não foram os mais baratos, mas comprei livros novos, de editoras boas e muito bons (Capote, James Joyce…) por 10 pila.

    É que, ao contrário de ti, curto a Feira muito em função do calor da época. Adorei meu passeio de hoje a 37ºC ;P

    Mas realmente, tinha uns livros na banca da Saraiva pelo mesmo preço da livraria, só que na Feira não contava pontos pra ter desconto nas próximas compras. Não levei.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: