Skip to content

Direita e esquerda, e vice-versa

14 novembro, 2009

O Millôr tem um livro de fábulas. 100 fábulas fabulosas é o título. A primeira delas eu li em um dia de discussão via twitter sobre o que é esquerda, o que é direita, qual o papel de cada uma, declarações de uns, comentários de outros, e várias outras dúvidas que não têm resposta, mas que, paradoxalmente, devem ser discutidas. Então, ponhamos um pouquinho de humor na história. Não está entre aspas nem em itálico, mas tudo o que segue foi tirado do livro do Millôr.

MUDANÇAS IMUTÁVEIS

À maneira dos… chineses

“Se você não consegue fugir, você é muito corajoso.”

Olin-Pin, abastado negociante de óleos e arroz, vivia numa imponente mansão em Kin-Tipê. Sua posição social e sua mansão só não eram perfeitas porque, à direita e à esquerda da propriedade, havia dois ferreiros que ferravam ininterruptamente, tinindo e retinindo malhos, bigornas e ferraduras. Olin-Pin, muitas vezes sem dormir, dado o tim-pin-tin, pan-tan-pan a noite inteira, resolveu chamar os dois ferreiros e ofereceu a eles 1.000 ienes de compensação, para que ambos se mudassem com suas ferrarias. Os dois ferreiros acharam tentadora a proposta (um iene, na época, valia mil dólares) e prometeram pensar no assunto com todo empenho. E pensaram. E com tanto empenho que, apenas dois dias depois, prevenidamente acompanhados de advogado, compareceram juntos de Olin-Pin. E assinaram contrato, cada um prometendo se mudar para outro lugar dentro de 24 horas. Olin-Pin pagou imediatamente os 1.000 ienes prometidos a cada um e foi dormir feliz, envolvido em lençóis de seda e adorável silêncio. Mas no dia seguinte acordou sobressaltado, os ouvidos estourando com o mesmo barulho de sempre. E quando ia reclamar indignadamente pela quebra do contrato, verificou que não tinha o que reclamar. Os dois ferreiros tinham cumprido fielmente o que haviam prometido. Ambos tinham se mudado. O ferreiro da direita tinha se mudado pra esquerda, e o da esquerda tinha se mudado pra direita.

MORAL Cuidado quando a esquerda e a direita estão de acordo.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Guará Matos permalink
    16 novembro, 2009 09:15

    Gostaria de convidá-la a ler duas publicações que edito.
    O JORNAL AFOGANDO O GANSO/ http://afogandooganso.blogspot.com/
    – São matérias jornalísticas, cotidiano, denúncias e cultura apresentadas com humor, as vezes boa dose de deboche e profissionalismo sempre.
    AFOGANDO O GANSO ENTERTAINMENT/ http://jafogandooganso.wordpress.com/
    – Mostra o lado bastante cultural do Rio de Janeiro, com suas curiosidades, lazer e entretenimento.
    Grato,
    abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: