Skip to content

Cinema em Porto Alegre deixa a desejar

7 dezembro, 2009

Porto Alegre costumava ostentar o título de capital cultural do Brasil. Entre as características que lhe conferiam o posto, estava o de ter maior número de salas de cinema por habitante e a qualidade dos filmes que exibia. O número de salas eu não sei como anda, mas a qualidade tem deixado muito a desejar. Nem o Guion, tradicional por exibir filmes que não param no circuito comercial, tem se salvado nos últimos tempos.

Peguei o guia de cinema de ontem para marcar quais filmes eu queria ver, já que terminei a monografia de conclusão de curso e tenho bastante tempo livre. Marquei vários, mas os que não eram americanos, os blockbuster, eram exibidos em raríssimas salas, geralmente em um único horário. Que, claro, era no início da tarde.

Entram nessa lista de não tão comerciais filmes que até têm tido uma certa divulgação, como os brasileiros “Besouro” e “Do começo ao fim”. Esse último estreou há pouquíssimo tempo e está em uma única sala. Junto com eles, “Che 2 – A Guerrilha”. É um filme americano, mas que, por razões óbvias, não interessa divulgar. Foi bem pouco comentado e agora está penando um abandono das salas porto-alegrenses. A única que o salva é a Casa de Cultura Mário Quintana, essa sim apoiadora de produções não tão vendáveis.

O fato é que a exibição cinematográfica de Porto Alegre está decepcionante. A decadência política e cultural que se nota nas ruas atingiu também o cinema.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 10 dezembro, 2009 11:35

    Fico deveras triste com tal decadência. Na época que morava em S Maria, lembro das vezes que ia pra Porto só pra ir ao cinema e tomar um banho de atualidade. Aqui em S Paulo, a situação é muito parecida. O cinema dito alternativo só em locais específicos. A vantagem é que há muita variedade e diversidade. O ruim, é que precisa ter tempo e dinheiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: