Skip to content

Projeto deve acabar de vez com o Centro de Porto Alegre

9 dezembro, 2009

O projeto de revitalização do Cais Mauá leva, em sua definição, uma conotação positiva. Está embutido ali a informação de que a área está decadente e um projeto vai salvá-la, revitalizá-la. A ideia é construir prédios de até 33 andares na beira do Guaíba, no Centro de Porto Alegre, além de shopping e o escambau. Agora imaginem o impacto de tamanha construção, não apenas pela altura dos prédios – que dificulta a circulação de ar e impede a visibilidade do Guaíba, elitizando o espaço -, mas para o trânsito, já caótico no Centro, em especial na avenida Mauá.

Um analista afirma na Zero Hora de hoje, dia 9, página 38, que o projeto, que será votado dia 21 pela Câmara de Vereadores, não deve gerar polêmica. Afinal, representaria progresso, e quem é contra o progresso, né?

Mas sim, ele é polêmico. E, como tal, tem uma quantidade grande de pessoas contrárias a ele. A começar pela vereadora Maria Celeste, do PT, também entrevistada pelo jornal. O problema é que, enquanto uma pessoa “neutra” como o analista Edemar Tutikian afirma que o projeto é bom porque traz progresso, na fala de Maria Celeste é cortada a argumentação. Diz apenas que tem pontos problemáticos, mas o jornal não publica os motivos disso, o que impede o controverso da matéria.

Não interessa para a Zero Hora nenhuma crítica ao governo que ela apoia desde o início, ainda mais quando o prefeito será candidato a governador.

No quadro apresentado na mesma página, são entrevistadas duas arquitetas e urbanistas, supostamente pessoas isentas. Mas fica claro que uma defende enfaticamente o projeto e a outra está meio em cima do muro. Nenhuma é explicitamente contrária, o que gera um desequilíbrio. Embora o quadro seja sobre “Os pontos polêmicos”, ambas são favoráveis ao uso residencial dos prédios, ponto levantado pela vereadora Maria Celeste como problemático, e cujo motivo o jornal não explica. Mas se fazendo um esforço é possível inferir pelo menos uma razão: os apartamentos não poderão ser vendidos, já que a área é pública. Para quem, então, eles seriam destinados? Paira no ar.

A altura dos prédios é outro ponto controverso. É evidente, são 33 andares! Na orla do Guaíba, no Centro.

A arquiteta e urbanista que defende incondicionalmente o projeto, Maria Isabel Marocco Milanez, diz que o trânsito no Centro já é “crônico”. Mas, enquanto isso deveria ser um empecilho para a construção de mais prédios grandes, ela diz que o problema já existe, então, que diferença faz? É claro, para quem está preso no trânsito dá na mesma 15 minutos ou duas horas, suponho.

Com esse projeto, perde-se uma ótima oportunidade de revitalizar de verdade o Centro. A área ali é subutilizada, concordo, mas tem um potencial imenso. A vista é linda, a localização excelente. Poderia ser desenvolvido um projeto que possiblitasse a visitação dos porto-alegrenses, de forma ampla e democrática. Trabalhadores do Centro poderiam circular por ali em seu horário de almoço – poderiam inclusive ser construídos restaurantes na área. Agora, fazer um shopping?? Muito bacana, ter uma baita vista e fechá-la. Inteligente, não? Mais uma vez, defende-se para a Orla um projeto elitista, que reduz seus benefícios a um número mínimo de pessoas.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Luís Felipe permalink
    10 dezembro, 2009 02:08

    sabe qual é o problema? ninguém tem dinheiro para investir em projetos amplos e democráticos.

    • 10 dezembro, 2009 11:12

      Isso é função do governo, Luís Felipe. É para isso que o elegemos, para servir ao povo. Infelizmente, a prefeitura cede aos interesses privados.

      E te digo uma coisa. Um projeto de revitalização do Cais, sem levantar espigões, que deixasse a área bonita e atraente, locando espaços para restaurantes e outros tipos de comércio de forma planejada, não sairia tão caro. E considerando que o governo não fez nada até agora, portanto não deve ter gastado muito dinheiro (basta andar pelas ruas e tropeçar nos buracos ou observar as sinaleiras desligadas etc.), não seria inviável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: