Skip to content

Serra suspira. Dilma e o PT também.

17 dezembro, 2009

Serra estava criticando o PT, mas não deixa de ser engraçado quando ele se coloca, junto com Aécio Neves, nesses termos: “Trabalhamos, ambos, sempre, pela soma, não pela divisão. Somos brasileiros que apostam na construção e não no conflito”. Peraí, mas não eram eles que estavam em disputa acirradíssima dentro do PSDB até ontem pela candidatura à Presidência?

Aliviado, José Serra suspira. Aécio Neves finalmente desistiu do confronto interno e retirou sua pré-candidatura à Presidência da República, em carta divulgada hoje. Serra estava encurralado, precisando tomar uma decisão antes que sua candidatura naufragasse. Aécio deu uma ajudinha, embora ao mesmo tempo esteja forçando o governador paulista a anunciar a candidatura de uma vez. Serra queria esperar até março.

Ainda não tenho clareza sobre o que teria levado o governador mineiro a tomar a decisão de se retirar do jogo. Ele parecia sedento pela candidatura, e com boas chances de levar o jogo adiante e ganhar a disputa dentro do PSDB. Talvez seus propósitos sejam mesmo em prol do partido. Será? O PSDB sai menos desgastado com a desistência. A disputa ainda mais prolongada enfraqueceria o partido, que já não é exatamente uma rocha.

Talvez o anúncio venha no sentido de fortalecer sua provável candidatura ao Senado. Se insistisse na disputa e perdesse para Serra, sairia por baixo. Assim, ninguém perde em prestígio, embora Aécio adie o sonho de se tornar presidente (espero eu que nunca o concretize, mas ele ainda deve concorrer em outras eleições).

Mas o fato é que, posso estar rendondamente enganada, vejo nesse gesto um alívio para Dilma e o PT. Embora os números de Aécio ainda fossem menores que os de Serra nas pesquisas, eu via nele maiores possibilidades de crescimento, inclusive em função de um carisma que o paulista não tem. Nem Dilma, diga-se de passagem.

A eleição deve, sim, ficar plebiscitária. Mas, nesse caso, será o projeto de governo contra a oposição. E o governo é Lula. Se o povo atribuir a Dilma a aprovação que dá a Lula, já se sabe, é lavada. É esperar para ver.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: