Skip to content

Quantidade de incêndios em favelas é assustadora

19 dezembro, 2009

Não estou acusando ninguém e posso estar redondamente enganada – aliás, espero sinceramente que esteja mesmo -, mas essa quantidade nunca antes vista de incêndios em favelas me assusta e tem me deixado com uma pulga atrás da orelha.

Sei que as favelas estão crescendo e que muitas delas são constituídas de grande parte de material altamente inflamável, mas é no mínimo estranho essa incidência de incêndios. Eu nunca tinha ouvido falar de tantos, com tanta frequência, antes. Em uma pesquisa rápida na busca da Folha Online, utilizando os termos “incêndio favela”, encontrei menção a 14 incêndios em 2009 (11 de janeiro, 11 de fevereiro, 10 de março, 17 de abril, 01 de maio, 26 de junho, 16 e 30 de agosto, 09 e 11 de outubro, 02 e 23 de novembro e 05 e 19 de dezembro). Todos em São Paulo.

Repito, não quero fazer insinuações levianas, mas ou a imprensa começou a noticiar incêndios em favelas apenas recentemente ou eles não aconteciam tanto no passado próximo. E essa ocorrência tão grande me faz lembrar de pessoas, que não são poucas, que dizem que resolver o problema das favelas é simples, é só tacar fogo. Essa é uma visão fascista, de limpeza social, que me dá muito medo.

Realmente espero estar enganada.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 20 dezembro, 2009 00:40

    Em São Paulo, percebe-se que apenas os meses de julho e setembro não tiveram nenhum incêndio. E já tivemos incêndios assim aqui em Porto Alegre: tanto na Vila Chocolatão como na dos Papeleiros.
    Só de pensar que isso poderia estar acontecendo não por acaso já é assustador. Ainda mais sabendo, como disseste, que existe muita gente que vê como maneira de acabar com a pobreza, a pura e simples “eliminação dos pobres”.
    E o pior é que se tratando de São Paulo, na primeira chuvarada (a do dia 8), as comportas de uma barragem foram fechadas para evitar que as marginais ficassem ainda mais inundadas, o que alagou os bairros pobres da Zona Leste. Ou seja: percebe-se o descaso das autoridades, que tudo continuará na mesma…

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/12/17/ult5772u6678.jhtm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: